Categorias
Decoração de Casas Decoração de cozinhas Decoração de Home Office Decoração de Lavabo Decoração de Quartos Decoração de Salas de Estar Decoração Salas de Jantar

Belos e funcionais, pendentes valorizam qualquer ambiente

Já tem algum tempo que a iluminação deixou de ser coadjuvante e passou a ocupar lugar de destaque em qualquer projeto de decoração. Atualmente, os pendentes são os queridinhos quando se trata de iluminar e valorizar os mais diferentes ambientes.

Há várias opções de modelos e estilos disponíveis no mercado, o que acaba facilitando o processo de escolha. Em geral, os pendentes são utilizados para criar um ponto focal, destacar algum elemento da decoração ou simplesmente iluminar cantinhos de leitura.

Para não sobrecarregar o ambiente, a dica é prestar atenção na altura em que será pendurado e na sua proporção em relação ao espaço. Além de belos e funcionais, os pendentes são muito versáteis e podem compor a decoração de diversos cômodos. Confira alguns exemplos:

A sala de estar é um dos ambientes mais democráticos para o uso de pendentes que podem seguir o mesmo estilo da decoração ou brincar com diferentes modelos e tamanhos.

Já na sala de jantar, os pendentes costumam aparecer com mais frequência sobre a mesa e normalmente em pares.

No quarto, os pendentes criam um clima confortável e direcionam o foco de luz dando mais personalidade ao espaço.

O cantinho do home office também fica mais funcional com os pendentes que além de auxiliarem na leitura, dão um toque especial.

Na cozinha, os pendentes podem ser instalados acima da bancada, por exemplo, para iluminar e complementar a decoração.

O lavabo é outro espaço que fica ainda mais charmoso com o uso de pendentes que realmente fazem toda a diferença na decoração.

 

 

Categorias
Decoração de cozinhas Decoração de Home Office Decoração de Quartos Decoração de Salas de Estar Decoração Est. de Trabalho Decoração Hall de Entrada Decoração Salas de Jantar

Antes e depois: Do escuro e decadente para um espaço amplo e cheio de luz!

A EO Arquitetura’s apresenta a reforma de um apartamento localizado em um bairro de Barcelona cada vez mais revitalizado. Combinando elementos tradicionais restaurados e novos materiais, o objetivo do projeto foi abrir o espaço e deixar a luz entrar.

Segundo os arquitetos, originalmente o apartamento apresentava uma imagem decadente e escura, devido à excessiva subdivisão de quartos. “O pátio era muito estreito e mal recebia luz. Exceto pelos dois quartos próximos à fachada principal, o apartamento era pouco iluminado pela luz natural”, explica.

O principal objetivo foi conseguir o máximo de iluminação aproveitando da luz natural no apartamento. A distribuição dos cômodos foi simplificada para obter espaços grandes e abertos que multiplicassem a luz. “O resultado é uma sucessão linear de três grandes espaços de proporções diferentes, associados à estrutura das paredes. Cada espaço tem um uso específico com sua própria identidade (sala de estar/cozinha/sala de jantar/quarto) e as aberturas entre eles permitem maior liberdade de relacionamento”, destaca o arquiteto.

As únicas divisórias que não foram demolidas são as do corredor, que geram os espaços de serviço para o apartamento anexado ao pátio. Eles estão localizados entre os espaços do dia e da noite, a fim de dar mais privacidade. As estruturas do edifício, por sua vez, são paredes de carga paralelas à fachada com poucas aberturas que escureceram o resto do apartamento. “Percebemos uma grande abertura em um dos muros intermediários aproveitando as duas portas existentes, a fim de melhorar o fluxo luminoso e espacial”, comenta.

As antigas carpintarias, molduras de teto e elementos tradicionais foram restaurados. Já os novos materiais, como os feixes metálicos utilizados para as aberturas das paredes, estão expostos para enfatizar a distribuição anterior. Tanto os materiais restaurados quanto os novos foram pintados de branco, o que melhorou a luz natural e deu ao apartamento uma atmosfera homogênea e atemporal.

O piso de madeira de carvalho natural confere textura e calor, agindo como um tapete contínuo que unifica os espaços e pontua a construção do mobiliário.

Dados do projeto: Arquiteto: Adrian Elizalde | Colaborador: Clara Ocana | Cliente: Alan | Localização: Comte Borrell, Barcelona | Projeto: março 2015-outubro 2015 | Superfície: 65 m2 | Construtor: Forneas Guida.

Categorias
Decoração de Casas Decoração de Varandas Notícias

Moderna luminária solar que funciona como mesa de apoio

O designer francês Jean Marie Massaud decidiu combinar a funcionalidade de uma mesa de apoio com os efeitos de luz de uma luminária. O resultado é essa peça cheia de estilo, a luminária Solar by Foscarini.

Luminária solar

Feita de polietileno, a luminária coleta a energia solar por diversos ângulos e a armazena para iluminar qualquer ambiente.

Luminária de polietileno coleta a energia solar e a transforma em energia elétrica

Seu design, no entanto, permite que a luminária também seja utilizada como mesa de apoio, o que torna a peça ainda mais funcional.

Luminária solar também funciona como mesa de apoio

Outro diferencial da peça é o modelo especial para áreas externas, que pode ter contato com a água da chuva. O efeito é fantástico!

Luminaria externa
Mais informações na página da Foscarini (link em inglês).

Imagens: Digsdigs.com

Categorias
Decoração de Boutiques Decoração de Casas Decoração de Lojas Notícias

Candelabros luxuosos com cristais Swarovski

Eles já foram personagens de histórias emocionantes. Quem não se lembra da clássica cena da peça O Fantasma da Ópera, onde o candelabro é o protagonista?

Na decoração não é diferente. Para provar que essa máxima é verdadeira, os especialistas em iluminação Clarissa Dorn and Roel Haagmans transformaram, graças ao efeito da luz, candelabros clássicos em joias em movimento, tornando-os o destaque da decoração.

Candelabro "Jewel One", designed by Clarissa Dorn and Roel Haagmans

Nesta imagem é possível entender melhor o efeito citado:

Efeito de luz traz sensação de movimento

As peças são lindas e confeccionadas com cristais Swarovski, o que confere luxo aos candelabros.

Detalhe do candelabro

Encontradas em todo o mundo nas boutiques de luxo Cartier, Mont Blanc e Roberto Cavalli, as peças são comercializadas pela marca alemã Windfall, que trabalha com arquitetos e designers para criação de projetos exclusivos.

Mais uma peça luxuosa de Clarissa Dorn and Roel Haagmans para Windfall

Mais informações na página da empresa (link em inglês).

Imagens: Freshome.com

Categorias
Decoração de Casas Decoração de cozinhas Notícias

5 ideias para iluminar sua cozinha com materiais reciclados

Nesta época de festas a cozinha é um dos lugares mais disputados da casa, por isso iluminação é fundamental. Pensando nisto selecionamos uma galeria com algumas ideias super diferentes e sustentáveis para você inovar na decoração de sua cozinha. Recicle suas ideias e clareie o ambiente!

Sabe aqueles vidros que parecem não ter utilidade nenhuma? Aqui eles se transformaram em um lindo candelabro:

Vidros se transformam em um lindo candelabro

E as garrafas? Penduradas iluminam e colorem o ambiente:

Garrafas colorem o ambiente

Com um toque de casa de vó, os conjuntos de pires e xícaras iluminam e trazem aconchego:

Xícaras trazem aconchego

Para um toque rústico em sua cozinha, cestos de vime desempenham com excelência o papel de pendentes:

Cestos de vime para uma decoração rústica

Já para os fãs da iluminação indireta, um suporte de metal abriga as velas que iluminam a cozinha com charme:

Velas saem da mesa da jantar e iluminam toda a cozinha

Imagens: Digsdigs

Categorias
Decoração de Casas Decoração de cozinhas

6 modelos de cozinhas pequenas

No post anterior mostramos as cozinhas compactas disponíveis no mercado externo. Mas e quem mora em pequenos imóveis e  não pode investir em peças caras?

Para inspirá-los reunimos algumas cozinhas pequenas super charmosas, que prezam pela praticidade.

Cozinha pequena com mesa balcão para refeições rápidas aproveita espaço embaixo da janela:

Cozinha pequena com mesa balcão para refeições rápidas

Layout e marcenaria são palavras-chave. Aqui os eletrodomésticos foram embutidos:

Cozinha pequena com eletrodomésticos embutidos

A iluminação correta também ajuda a ampliar os espaços:

Iluminação inteligente amplia os espaços

Cooktop e espelhos também ampliam espaços (veja revestimento espelhado atrás do aparelho):

Cooktop economiza espaços

Armários abertos e móvel antigo como os usados em armários dão um toque retrô na cozinha:

Armários abertos

Desde que bem organizado, qualquer espaço pequeno pode se tornar uma charmosa e prática cozinha:

Espaço pequeno

Imagens: Shelterness e Digsdigs

Categorias
Decoração de Casas Notícias

Casa de quatro andares tem arquitetura minimalista

Arquitetura minimalista é muito popular, especialmente na Ásia.

Caracterizado pela utilização de planos perpendiculares que resultam em espaços tridimensionais, o estilo preza pela construção sem excessos, o uso de cores neutras e materiais industriais modernos.

Neste projeto do estúdio de arquitetura japonês Hiroyuki Shinozaki, a casa de quatro andares é ligada por escadas de madeira, que conectam diferentes ambientes.

Notou as escadas vazadas com nichos para armazenamento?

O interior é super minimalista: paredes brancas, madeira e materiais naturais.

O espaço é muito aberto e amplo. Lâmpadas de diversos comprimentos completam a iluminação.

Uma escada final leva até um terraço no telhado.

Categorias
Decoração de Casas Decoração de Sacadas Decoração de Salas de Estar Decoração de Varandas

Lustre de madeira em pleno século XXI

O design mostra que é possível fazer da madeira um item decorativo, funcional e sofisticado. Aos acostumados com lustres de cristais e lustres de metais, ou até mesmo ao ar rústico do lustre confeccionado em madeira, o designer Mikko Paakkanen apresenta o material sustentável de forma atual, com visual clean e lâmpadas de LED.

Um luxo, da era medieval direto para sua sala, sacada ou varanda.

Lustre de madeira em pleno século XXI

Lustre de madeira em pleno século XXI

 

Categorias
Decoração de Salas de TV

Como transformar um sala de TV em home theater

Cada vez mais as pessoas buscam investir em espaços exclusivos dentro de suas casas, cômodos que reúnam a família, áreas de lazer e social, e neste quesito, destacam-se as salas de home theater. Segue algumas dicas para quem quer reformar ou construir um cômodo ideal para curtir filmes em casa.

A grande vantagem é que quase todas as salas podem se tornar um home theater, basta trabalhar a acústica, a iluminação e o conforto do espaço para que o equipamento comprado seja utilizado e aproveitado ao máximo.

A primeira dica é revestir as paredes com tecidos, para que não haja reverberação do som como ocorre nos cinemas, que se trabalha além das paredes também o piso. Tecidos, tapetes e cortinas nas janelas são essenciais para que o equipamento de som e vídeo comprado seja utilizado no seu máximo potencial.

Também é preciso prevenir a iluminação externa, para não atrapalhar a exibição.

Persianas metálicas devem ser evitadas, porque rebatem o som, por isso sugerimos optar por um blackout na face externa e um tecido mais pesado como uma camurça na parte interna.

Para quem está reformando ou construindo, vale uma atenção especial ao forro, pois existem alguns que são especiais para home theater, proporcionando uma acústica perfeita.

Na parte técnica, não dá para esquecer o planejamento da distância entre o sofá e a televisão, bem como o tamanho da tela.

Sempre lembrando que na hora da escolha é preciso ficar atendo às especificações do home theater.

Bons filmes! e até o proximo artigo.

Gostou? comente..

Categorias
Decoração de Lavabo

Lavabos, o espaço mínimo que pode surpreender

O lavabo tem de ser um ambiente agradável, não só para quem mora, mas principalmente para quem visita pois é no lavabo que as pessoas notam a higiene dos moradores e percebem a delicadeza de quem o decorou.

Lavabos são pequenos banheiros sem espaço para banho e que normalmente ficam próximos das áreas comuns, como sala e hall de entrada e pode ser usado por visitantes, sem que eles entrem em locais mais privados como os quartos, cozinha, etc.

Lindos, aconchegantes e com personalidade, são fundamentais para receber seus amigos e convidados, com todo o charme dos detalhes.

Por ser um local pequeno e fechado, sua decoração pode até destoar do resto da casa.

Para montar e decorar o lavabo, seguem os itens básicos:

– Louças – vaso sanitário, cuba;

– Metais – torneira ou monocomando;

– Acessórios de banheiro – papeleira, toalheiro, lixeira, cabides, saboneteira, bandejas, entre outros;

– Revestimentos – Espelho, papel de parede, pastilhas, pintura lisa, cerâmicas, mármores e seus secundários;

– Além da Iluminação e forro que podem ser diferenciados e personalizados.

Alguns lavabos são criativos e adotam atributos de originalidade no modelo, combinando cores fortes, adesivos, pastilhas, entre outros.

É interessante que um espelho amplo seja acrescentado a essa área para fazer um contraste autêntico com o papel de parede. Existem ainda lavabos decorados com peças de mosaico, revestimento em mármore ou até mesmo o curioso cimento queimado tingido.

A criatividade para decoração de lavabos não encontra limites.