Categorias
Decoração de Casas Decoração de cozinhas Decoração de Home Office Decoração de Quartos Decoração de Sala de Banho Decoração de Salas de Estar Decoração de Salas de TV Decoração de Varandas Decoração Hall de Entrada Decoração infantil Decoração Salas de Jantar

Linda casa no México alia conforto e sofisticação

Madeira, aço e pedra são os materiais que compõem a paleta utilizada nessa linda casa em Guadalajara, no México. Assinado pela Rama – Construção e Arquitetura, o projeto desse imóvel é para uma família jovem que não abre mão do conforto e sofisticação.

Seguindo as mais modernas tendências de design, com linhas e formas impressionantes, a casa conta com duas vigas que dão forma à fachada da frente e dos fundos. Dividida em dois andares, a residência apresenta um interior belíssimo e uma área relaxante ao ar livre.

No piso térreo, ficam o escritório, salas de estar e de jantar, cozinha e terraço. No andar de cima estão os quartos e no porão, a lavanderia, garagem e despensa.

 

O jardim paisagístico tem como principal característica a água e uma área de estar para relaxar, composta por piscina com cascata e deck. Pensando no lazer, a casa possui ainda um lounge com bar e gramado, onde as crianças podem se divertir.

No interior da residência, podemos conferir como a mistura de materiais deixou o ambiente incrível. Além disso, o espaço surpreende com o pé-direito duplo e esse lustre todo iluminado lembrando uma cascata.

Em direção à cozinha, temos uma mesa moderna com cadeiras brancas que é perfeita para o lanche ou pequenas refeições.

 

A cozinha em si é bem ampla e equipada com armários claros. Em frente à geladeira duplex, há uma longa ilha central com teto de madeira que ajuda a quebrar um pouco o branco utilizado em todo o espaço.

Já na sala de estar, podemos observar uma enorme janela que permite muita luz natural. Para completar, os móveis e elementos de madeira dão um toque aconchegante.

O escritório que é super charmoso também pode ser usado como um quarto de hóspedes, pois tem seu próprio vestiário e acesso ao banheiro. Reparem que criativa é essa prateleira!

E, para conectar os dois andares da casa, há uma escada maravilhosa com guarda corpo de vidro.

No segundo andar temos o quarto principal, que apresenta uma composição super bacana entre a madeira e o cinza presente na cabeceira e no sofá.

E o closet? Um sonho! Aqui, o espaço foi projetado para armazenar os itens do casal de forma prática e organizada.

Essa sala de banho também é de cair o queixo: destaque para a janela grande e as plantas que criam essa atmosfera de natureza.

A decoração neutra do quarto das crianças chama atenção pela simplicidade. No pé de cada cama, existe um espaço para organizar os brinquedos – genial, não?!

Na sala de jogos, o sofá confortável é perfeito para assistir filmes na tela de projeção que fica suspensa.

Por fim, mas não menos sofisticada: a garagem! Além de ser mega espaçosa, ela conta com iluminação especial para cada carro. Que tal?!

Categorias
Decoração de Casas

Decoração da casa para a chegada da terceira idade – Acessibilidade


Os idosos representam 11% da população brasileira e serão 22%, o dobro, em apenas 15 anos, em 2025.

Se você tem um parente idoso ou já está a caminho da terceira idade é preciso pensar em longo prazo: serão necessárias adaptações no lar para garantir mais conforto e segurança nesta etapa da vida, pois as quedas de idosos já estão sendo classificadas pelo Ministério da Saúde como epidemia.

Os principais motivos de quedas são as condições físicas e motoras do idoso, que podem ser prejudicadas pela influência de medicamentos, tonturas, problemas oftalmológicos, fraqueza muscular ou de audição. Além do estado de saúde do idoso, as quedas também estão relacionadas a causas externas.

As mais comuns são os obstáculos, que podem estar em casa, ou fora dela, como raízes de árvores, degraus ou calçadas esburacadas.

De uma maneira geral, tudo o que está ligado à automação residencial facilita a vida de um idoso. Centrais controladoras de iluminação e equipamentos elétricos que podem ser programadas por eventos ou por horário, e que, numa situação de pânico, podem se transformar em alarme. Podemos ainda utilizar leitores biométricos em várias aplicações, pois identificam o usuário e acionam utilitários, sem a necessidade de manuseio de equipamentos.

Cortinas e venezianas elétricas acionadas através de um botão, irrigação automática de jardins e plantas, controle da temperatura do ambiente por controle remoto e pisos antiderrapantes também são algumas das facilidades que minimizam os esforços físicos, na terceira idade.

A arquitetura de uma casa com automação adaptada às necessidades da terceira idade deve estar de acordo com as tecnologias que serão utilizadas no projeto. Por exemplo, para que a temperatura interna seja sempre estável, o uso da tecnologia de condicionamento de ar deve ser econômico e racional, mas a arquitetura deve ter sido pensada para isso também.

Além das adaptações que devem ser feitas na casa, o idoso também deve ter conhecimento disso e aceitar as mudanças. Se houver algum tipo de resistência por parte dele, por causa dessas alterações em sua casa, uma conversa com os parentes pode ajudar a resolver o problema. No entanto, se houver conflitos familiares, o procedimento fica mais difícil, sendo necessário, algumas vezes, a ajuda de profissionais especializados, que possam orientá-los na tomada de decisões importantes e preventivas para manutenção da saúde corporal do idoso.

Segundo os especialistas em prevenção de quedas, o banheiro é o lugar mais propenso à queda de idosos, pois se trata de um local onde o piso está sempre molhado. Para isso há a possibilidade de utilizar um piso antiderrapante.

Para quem não tem condições de trocar o piso, outra solução possível é um tapete de borracha que gruda no chão, próprio para evitar acidentes e alguns materiais que estão disponíveis no mercado que criam uma aderência a pisos derrapantes.

Outro equipamento necessário na adaptação do banheiro são as barras de apoio, que evitam que os idosos utilizem outros meios de apoio, como torneiras, por exemplo.

Outra adaptação importante é a cadeira fixa dentro do box, com assento dobrável, pois quando outra pessoa deseja tomar banho é só desdobrá-la e banhar-se tranquilamente. Quanto ao vaso sanitário, ele deve ser elevado com barras laterais de apoio para os braços, é possível encontrar em algumas lojas especializadas assentos removíveis, que permitem a utilização do banheiro por outros membros da família.

Os corredores das residências também são locais propícios a quedas, por isso, este local deve contar com uma iluminação adequada, principalmente à noite.

É possível instalar sensores de presença, para que a luz se acenda automaticamente. Se não houver a possibilidade da instalação de sensores, a luz pode ficar permanentemente acessa, durante a noite.

Outra medida preventiva contra tropeços é deixar desimpedida a área de circulação do idoso. O caminho deve estar livre de tapetes com dobras, brinquedos e fios de telefones.

As escadas também merecem atenção especial, pois podem causar vários acidentes. O tipo mais inadequado de escada é o que geralmente encontramos nos sobrados, com uma janela no topo e iluminação frontal. A luminosidade faz com que o idoso não consiga enxergar os degraus e caia.

É importante também colocar uma sinalização nas pontas dos degraus e nunca deixar tapetes soltos. O corrimão deve ser firme, dos dois lados e os degraus não podem ter altura variada, pois podem provocar tropeços e quedas.

No quarto de dormir do idoso, é possível instalar interruptores próximos da cama, para que o idoso não precise se levantar no escuro, em geral, as camas devem ser baixas (45 a 50 cm, incluindo o colchão) de forma que, ao levantar, os pés do idoso toquem o chão.

Comodidade: blecaute e acionamento automático para persianas e os armários devem ser projetados com portas leves e cabideiros baixos

Fonte: Construção & Cia

Categorias
Decoração de Salas de TV

Como transformar um sala de TV em home theater

Cada vez mais as pessoas buscam investir em espaços exclusivos dentro de suas casas, cômodos que reúnam a família, áreas de lazer e social, e neste quesito, destacam-se as salas de home theater. Segue algumas dicas para quem quer reformar ou construir um cômodo ideal para curtir filmes em casa.

A grande vantagem é que quase todas as salas podem se tornar um home theater, basta trabalhar a acústica, a iluminação e o conforto do espaço para que o equipamento comprado seja utilizado e aproveitado ao máximo.

A primeira dica é revestir as paredes com tecidos, para que não haja reverberação do som como ocorre nos cinemas, que se trabalha além das paredes também o piso. Tecidos, tapetes e cortinas nas janelas são essenciais para que o equipamento de som e vídeo comprado seja utilizado no seu máximo potencial.

Também é preciso prevenir a iluminação externa, para não atrapalhar a exibição.

Persianas metálicas devem ser evitadas, porque rebatem o som, por isso sugerimos optar por um blackout na face externa e um tecido mais pesado como uma camurça na parte interna.

Para quem está reformando ou construindo, vale uma atenção especial ao forro, pois existem alguns que são especiais para home theater, proporcionando uma acústica perfeita.

Na parte técnica, não dá para esquecer o planejamento da distância entre o sofá e a televisão, bem como o tamanho da tela.

Sempre lembrando que na hora da escolha é preciso ficar atendo às especificações do home theater.

Bons filmes! e até o proximo artigo.

Gostou? comente..