Categorias
Decoração Salas de Jantar

Reunir a família e os amigos para um belo jantar é sempre divertido – e saboroso!

Reunir a família e os amigos para um belo jantar é sempre divertido - e saboroso!A modernidade trouxe salas de jantar bem menores, onde as áreas de jantar e de estar são separadas por dois ou três passos, e instaurou a mistura de estilos, cores e materiais, muito diferente de antigamente onde as salas de jantar eram amplas e cheias de móveis escuros e severos – mesa com até 20 lugares, cadeiras robustas de espaldar alto, o indispensável bufê e, claro, a cristaleira, todos na mesma linha.

A sala de jantar é um ambiente social em que nos reunimos não só para as refeições do dia a dia, quando não se dispõe de uma sala de almoço ou uma mesa na cozinha, mas também, para a vivência de momentos especiais em que refeição e boa companhia se completam.

Por questão de praticidade, é conveniente que a sala de jantar esteja próxima à cozinha. Até mesmo encontramos hoje sua integração com a cozinha dando origem ao chamado espaço gourmet tão comum nas revistas de decoração. No entanto, a adoção do espaço integrado pode ter suas limitações.

Em um espaço pequeno em que as refeições são preparadas em grande quantidade e para várias pessoas, pode criar uma situação desagradável devido à gordura e cheiro que se espalhará em todos os ambientes da casa ou apartamento, devido à facilidade criada pela integração.

A melhor possibilidade nestes casos é a existência de uma abertura parcial como a de um passa pratos que pode ser fechado ou quem sabe uma porta que pode ser aberta quando se deseja a integração e fechada para isolamento quando necessário. As portas corrediças de vidro jateado podem ser uma boa opção principalmente levando em conta que permitem a propagação parcial da luz, ao mesmo tempo, que proporcionam um melhor aproveitamento do espaço dependendo da forma como são colocadas.

Reunir a família e os amigos para um belo jantar é sempre divertido - e saboroso!Outro aspecto importante é a iluminação. O ideal, é que se possa criar um clima adequado a situações diferentes. Isto pode ser executado com o uso de luminárias de apoio ou até mesmo o uso de dimmer para controle da iluminação.

Para decorar uma sala de jantar pequena é preciso priorizar o básico, a melhor distribuição é a que permite uma visão aberta do ambiente:

  • Móveis sob medida permitem aproveitar melhor os espaços.
  • Vidro, metal e transparências fazem a decoração ficar leve, pequenos tapetes fracionam o espaço.
  • Um único piso em toda sala, dá sensação de amplitude.
  • Abuse dos móveis multiuso, portas de correr.
  • Use mas não abuse dos espelhos.
  • Prefira móveis de linhas retas, mesas com tampo de vidro, aparadores estreitos, madeira clara e estofados de tecidos lisos em tons neutros.

Enfim, é bom lembrar que adoção do mobiliário deve harmonizar com o estilo adotado na decoração.

Também é necessário que ao adquiri-los, tenha-se plena clareza e precisão das medidas do ambiente para que não haja engano na hora da aquisição

Categorias
Decoração de Lavabo

Lavabos, o espaço mínimo que pode surpreender

O lavabo tem de ser um ambiente agradável, não só para quem mora, mas principalmente para quem visita pois é no lavabo que as pessoas notam a higiene dos moradores e percebem a delicadeza de quem o decorou.

Lavabos são pequenos banheiros sem espaço para banho e que normalmente ficam próximos das áreas comuns, como sala e hall de entrada e pode ser usado por visitantes, sem que eles entrem em locais mais privados como os quartos, cozinha, etc.

Lindos, aconchegantes e com personalidade, são fundamentais para receber seus amigos e convidados, com todo o charme dos detalhes.

Por ser um local pequeno e fechado, sua decoração pode até destoar do resto da casa.

Para montar e decorar o lavabo, seguem os itens básicos:

– Louças – vaso sanitário, cuba;

– Metais – torneira ou monocomando;

– Acessórios de banheiro – papeleira, toalheiro, lixeira, cabides, saboneteira, bandejas, entre outros;

– Revestimentos – Espelho, papel de parede, pastilhas, pintura lisa, cerâmicas, mármores e seus secundários;

– Além da Iluminação e forro que podem ser diferenciados e personalizados.

Alguns lavabos são criativos e adotam atributos de originalidade no modelo, combinando cores fortes, adesivos, pastilhas, entre outros.

É interessante que um espelho amplo seja acrescentado a essa área para fazer um contraste autêntico com o papel de parede. Existem ainda lavabos decorados com peças de mosaico, revestimento em mármore ou até mesmo o curioso cimento queimado tingido.

A criatividade para decoração de lavabos não encontra limites.