Renovando a sala de estar de forma simples e econômica




A sala de estar é certamente o primeiro cômodo a ser visto por quem entra em sua casa, além de ser um espaço para entreter amigos e relaxar com a família. E o design do lugar deve refletir justamente essa ideia de descanso e comodidade.

Há quem diga que renovar esse espaço, além de dar trabalho, envolve muitos gastos. Pensando nisso, separamos algumas dicas de como fazer a sala parecer maior – de forma simples e com orçamento amigável:

Foco no chão

O chão é um dos itens de maior impacto em sua sala de estar, ocupando uma quantidade significativa de espaço por metro quadrado. Por isso, o grande truque é investir em um único material de revestimento em toda a sala e quartos adjacentes, a fim de expandir o espaço e criar um fluxo com o design. Outro ponto importante é evitar o uso de elementos contrastantes – prefira sofás e armários com pernas, fazendo com que o chão converse com o todo o mobiliário.

Aproveite as paredes

O lugar onde as paredes se encontram com o chão define o tamanho de uma sala, tanto física como visualmente. Você não pode alterar a localização de suas paredes, mas pode usar a decoração a seu favor, chamando a atenção para a altura delas e consequentemente fazendo o cômodo parecer maior. Para isso, aposte em cortinas de comprimento perto do teto ou estantes altas.

Organize o fluxo

Em grandes espaços, opte por organizar os móveis de uma forma que permita a mobilidade de uma área para outra. Você também pode determinar como os moradores ou convidados entram na sala e onde eles são mais propensos a ir, usando um sofá ou uma cadeira por exemplo. Mas certifique-se de não obstruir nenhum espaço ou dificultar tarefas simples, como abrir/fechar uma janela ou ter acesso aos interruptores de luz.

Adicione um ponto focal

Enfatizar um ponto focal pode tirar a atenção das pessoas para o tamanho da sala – o que pode ser desde uma parede com pintura característica a um acessório que contraste com o estilo da decoração. Por exemplo: se a maior parte das peças decorativas é tradicional, experimente algo de vanguarda como alguma arte moderna; ou se você prefere mobiliário moderno minimalista, escolha algo que é tradicional, como um armário antigo, como seu ponto focal.

Use espelhos para refletir a luz

Os espelhos “afastam” as paredes e refletem a luz, tornando o espaço maior. Experimente usá-los na frente de sua decoração mais atraente, como flores ou janelas, fazendo refletir a beleza e agradando aos olhos. Por outro lado, evite usar uma parede espelhada que pode parecer muito retro e alterar a sua estética. Prefira um grande espelho emoldurado apoiado no chão, ou agrupe vários espelhos menores em uma parede.


Gostou desse artigo, vote:

1 Estrela2 Estrela3 Estrela4 Estrela5 Estrela (Sem votos)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *