Warning: in_array() expects parameter 2 to be array, string given in /home/dicasdedecoracao.net.br/www/wp-content/plugins/wordpress-mobile-pack/frontend/sections/show-rel.php on line 37

Por que um jardim?




O raciocínio moderno prioriza atividades que nos tragam lucro, vantagens com um mínimo esforço e por esse motivo, contraditoriamente, a mesma sociedade que busca o mínimo esforço está sufocada pelo stress e a carga de trabalho.

Temos tantos compromissos, atividades, trabalho… para que arranjar mais uma? Por que investir em um jardim? Um jardim só trará incômodo, trabalho.

Para os outros repetimos: “Tem que descansar; olha o stress…” – para nós, cada vez menos tempo com nossos filhos e pessoas com quem gostamos de estar.

Realmente um jardim traz despesas, trabalho, mas traz também inúmeras possibilidades de mantermos um contato com a natureza, de transformar, de criar, de desafiar as condições diárias tantas vezes opressivas.

Enquanto cuidamos do jardim estamos absorvendo uma série de lições: a passagem do tempo (estações), a efemeridade da vida, a beleza das cores, a gratuidade da beleza, a fragilidade dos seres vivos, a harmonia da natureza, as transformações, a persistência para se atingir objetivos.

Nossos filhos podem nos acompanhar nestas tarefas e assim teremos a (rara) oportunidade de traduzir estas pequenas lições em valores para a vida.

Com um mínimo de curiosidade, pode-se aprender botânica, fisiologia vegetal, fertilidade do solo, zoologia; podemos extrair alguns alimentos, mesmo que pouco volumosos como temperos e chás; podemos produzir presentes para nós mesmos e para os outros (flores, plantas); podemos exercitar nossa criatividade (e isso é infindável quando falamos de plantas); podemos usufruir um local prazeroso, onde nossos sentidos são despertados.

Algumas horas no jardim podem nos ajudar a alcançar alguns de nossos desejos mais profundos, internos: paz, contato com a natureza, tempo para viver.

Pensado desta forma, o jardim já não é um investimento tão caro, visto que outras maneiras de fazer isto podem ser bem mais onerosas: viajar, passar uma temporada num spa, férias em algum lugar paradisíaco…

Não por acaso em muitos paises a jardinagem é um hobby praticado por milhares de pessoas: não há limitações quanto ao sexo, idade.

Adapta-se aos mais variados níveis sociais, pois, para se ter um jardim, basta um punhado de terra e um pouco de criatividade…

Pensando bem… por que não um jardim?


Gostou desse artigo, vote:

1 Estrela2 Estrela3 Estrela4 Estrela5 Estrela (Sem votos)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *