Warning: in_array() expects parameter 2 to be array, string given in /home/dicasdedecoracao.net.br/www/wp-content/plugins/wordpress-mobile-pack/frontend/sections/show-rel.php on line 37

Jardins sobre laje, em varandas ou em sacadas




Associado ao fato dos apartamentos serem cada vez mais opção de moradia nas grandes cidades, em função de custos, segurança etc, o jardim sobre lajes é muitas vezes a maneira de conciliar as vantagens de morar em um apartamento com jardim.

Os paisagistas se vêm em uma situação delicada: o cliente imaginou um jardim com árvores, palmeiras e muito verde, mas o que existe são floreiras tipo caixa, com profundidade de 40 cm que após a camada de drenagem ficará com 30 cm.

O Fato de só se poder utilizar plantas tipo forração é frustrante tanto para o cliente quanto ao profissional que não pode atendê-lo. Mas para que um jardim sobre laje possa acontecer, o paisagista deve ser contratado antes mesmo do projeto estrutural.

Grandes áreas de terra (horizontal) permitem o melhor desenvolvimento das plantas, mesmo que estejam correndo embaixo de pisos, porém esta terra deve ser computada no cálculo estrutural. Há ainda as cargas pontuais quando forem utilizadas plantas de grande porte.

Para estas, a altura da laje deve ser em torno de um metro, sendo que algumas plantas podem chegar a mais de duas toneladas de peso. Além da questão estrutural, outro quesito é a impermeabilização. Normalmente as plantas são as vilãs. Sem dúvida todo cuidado é pouco, mas é plenamente possível.

Com certeza o custo de um jardim sobre laje é maior que um jardim comum, mas temos um beneficio muito grande em relação ao conforto térmico e aproveitamento de áreas impermeabilizadas, além, é claro, de oferecermos ao “cliente” um importante diferencial na hora de decidir sobre qual imóvel comprar: com ou sem o sonho de um jardim.


Gostou desse artigo, vote:

1 vote, average: 4,00 out of 51 vote, average: 4,00 out of 51 vote, average: 4,00 out of 51 vote, average: 4,00 out of 51 vote, average: 4,00 out of 5 (1 votos, Média: 4)
Loading...

2 comentários para Jardins sobre laje, em varandas ou em sacadas

  1. saul disse:

    tenho uma cobertura totalmente aberta, e gostaria de jardinar a mesma, com paisagens verdes, moro na praia, e chega a 45GRAUS.
    GOSTARIA DE DESENHOS E FOTOS PARA MONTAGEM DO JARDIM.
    ATT.SAUL

  2. GABRIELA disse:

    gostaria de pedir uma ajuda…
    meu quintal é de cimento e aberto, e no fundo tem uma area coberta, mas esta é pequena!
    como faço pra decorar com plantas e flores?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *