Warning: in_array() expects parameter 2 to be array, string given in /home/dicasdedecoracao.net.br/www/wp-content/plugins/wordpress-mobile-pack/frontend/sections/show-rel.php on line 37

Dicas para decorar sua sala de jantar




A sala de jantar é um ambiente social em que nos reunimos não só para as refeições do dia a dia, quando não se dispõe de uma mesa na cozinha, mas também, para a vivência de momentos especiais em que refeição e boa companhia se completam.

Nos dias atuais, a sala de jantar vem recebendo uma decoração muito mais elaborada visto que se antigamente era na hora das refeições que reunia-se a família, hoje, o corre-corre do dia-a-dia impede que a família se encontre na hora do almoço, ficando o jantar agora responsável, pelo momento deste encontro.

Na decoração da sala de jantar, o conforto é fundamental, pois é neste ambiente onde acontece grande parte do convívio familiar. Por isso, antes de  adquirir qualquer tipo de mobiliário ou de objetos decorativos, uma das primeiras coisas que deve considerar é o tipo de utilização que o espaço vai ter.  A escolha dos móveis e do restante decoração vai depender do seu uso.

A decoração da sala de jantar leva em conta todo este clima que se forma a noite e mais ainda, leva em consideração de forma muito considerável e o espaço físico do imóvel.

Pois não é só a falta de tempo que distancia as famílias, pode ser também esta falta de espaço em imóveis cada vez menores que são lançados atualmente e as refeições acabam por serem feitas muitas vezes em outros cômodos perdendo uma ótima oportunidade de reunir a família,e ter um clima muito agradável durante a janta.

Para quem deseja melhorar a sala de jantar algumas dicas, já conhecidas, poderão ajudar:

  • As toalhas tornam a sala mais clássica e aconchegante. O mesmo efeito pode ser apreciado por cadeiras cobertas por capas.
  • O uso da madeira também pode dar a sensação de calor e aconchego
  • Se o ambiente for pequeno, o uso do vidro permite a transparência e uma sensação de espaço maior.
  • Cadeiras com braços proporcionam maior comodidade, principalmente se a reunião à mesa for duradoura e de costume freqüente.
  • O uso de tapete pode não ser muito prático. No caso de uso freqüente da sala de jantar, a limpeza e manutenção do tapete também passam a ser constantes.
  • Se adotar tapete, as cadeiras não devem prender seus pés quando movimentadas. Elas devem se movimentar livremente sobre o tapete.
  • Para a passagem de pessoas, entre a mesa e a parede deve haver pelo menos 1,10m de distância.
  • Um pendente ainda é uma forma charmosa e elegante de iluminação para sala de jantar e sua altura da mesa deve ser no mínimo de 0,80m.


Enfim, é bom lembrar que adoção do mobiliário deve harmonizar com o estilo adotado na decoração. Também é necessário que ao adquiri-los, tenha-se plena clareza e precisão das medidas do ambiente para que não haja engano na hora da aquisição.

Visto a importância da sala de jantar a decoração entra em cena, não como coadjuvante, mas como fator determinante para que este momento se torne o mais agradável possível.

A decoração da sala de jantar é assim, não se preocupa só com a beleza dos móveis, as cores das paredes. É fundamental que se use cores leves, harmoniosas, móveis rústicos também podem dar aquela sensação de interior, mas a decoração da sala de jantar preocupa-se também com a ventilação, luminosidade, praticidade de limpeza e até o piso.


Gostou desse artigo, vote:

1 Estrela2 Estrela3 Estrela4 Estrela5 Estrela (Sem votos)
Loading...

3 comentários para Dicas para decorar sua sala de jantar

  1. MARCOS disse:

    Confesso que gostei muito deste site, eu sou engenheiro civil e apaixonado por arquitetura.
    Gostaria de deixar aqui uma sugestão, gostaria de mais sugestões e menos repetições, pois cada tema que acesso repete fotos de outro tema.
    No mais esta maravilhoso, parabéns a todos.

  2. Olá Marcos, obrigado pelo comentário, ficamos felizes em ter leitores como você que não somente nos visita como também deixa sua opinião.

    Quanto as repetições, não entendi muito bem se é pelo fato de um mesmo artigo aparecer em duas categorias ou se tem algum artigo que repetiu mesmo a foto de outro artigo, mas enfim, vamos analisar e tentar melhorar sempre!

    Quanto aos artigos, vamos tentar postar mais e principalmente de diferentes estilos também, pra realmente ter mais oções, variedades.. ah, e também aceitamos sugestões!

    gde abraço.

  3. josy disse:

    Amei esse site tudo de bom parabéns pelo trabalho,gostaria saber sobre a minha sala ela e grande e junto cozinha americanas se pode manda as fotos para vc analisar ficaria feliz,mais nao sei decorar pintei lilas claro com parede mais escuro ideias para me colocar meus moveis fica perfeito desde ja agradeço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *